#ENEM 7 dicas para sua alimentação!

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Neste final de semana (5 e 6 de novembro), muitas pessoas farão a prova do Enem 2016. Para quem vai fazer essa maratona, trouxemos 7 dicas para colocar em prática nos dois “grandes dias”.
Todo mundo já ficou naquele dilema de "o que comer?" "devo comer?" "o que devo levar??". Aqui, você vai descobrir o que deve comer de manhã para não ficar sentindo fome nem sono na prova. E, de quebra, ainda sugerimos mais algumas receitas fáceis e simples para o seu café da manhã e almoço pré-maratona.

1. Jamais vá fazer a prova de estômago vazio. 

   Mesmo que você seja do tipo que não consegue comer quando está ansioso, faça um esforço para fazer uma refeição leve. Estômago vazio pode resultar em hipoglicemia (baixa da taxa de glicose no sangue), ocasionando sonolência e dificultando a concentração, além de dar tontura, dor de cabeça, queda na pressão e fraqueza. E lembre-se: provas como o Enem são uma verdadeira maratona que exigem muita energia mental. Não deixe de fornecer essa energia ao seu corpo.

2. O que fazer para o café da manhã?

 Não há necessidade de montar um banquete, mas ficar em jejum também não dá! Fruta, leite semi-desnatado ou iogurte com baixo teor de gordura, cereal e pães integrais, queijo branco e geleia, são alguns exemplos de alimentos que podem compor esta refeição para abrir o seu dia e manter-se disposto.
Consuma carboidratos, que são uma boa fonte de energia e combustível para o cérebro. Dê preferência aos alimentos integrais, que são ricos em fibra e proporcionam saciedade prolongada e regularidade no trânsito intestinal.

3. O que comer no almoço para evitar a preguiça e o desconforto na hora da prova? 

Deixe a feijoada para o outro fim de semana. Refeições pesadas exigem muita energia para a digestão e acabam deixando você sonolento, prejudicando a leitura e interpretação das questões. Além disso, evite alimentos muito gordurosos: eles retardam o esvaziamento gástrico e dão sono. Evite também coisas com muito sal, como batata frita. Isso só vai aumentar a sua sede e causar desconforto durante a prova.

Sugestão de almoço

• Uma porção de arroz integral ou macarrão integral com molho vermelho (alimentos integrais prolongam a saciedade)
• 1 porção de peixe ou frango, assado ou grelhado (mas nada de frituras)
• 1 porção de salada (alface, tomate, cenoura e beterraba)
• 1 fruta de sobremesa


4. Não se esqueça de levar alimentos que deem energia para a prova. 

A recomendação dos nutricionista é que se leve frutas, água e um chocolate 70% cacau. Eles recomendam esse tipo de chocolate porque o tradicional tem muito açúcar e gordura trans. Já este tem mais cacau, que é um estimulante poderoso.
Também sugerem levar um sanduíche natural, daqueles com pão integral, cenoura, alface, tomate e temperados com sal, azeite, limão e ervas como orégano. Também pode ter frango desfiado. Só cuide para que ele seja preparado no mesmo dia – e jamais use maionese, que pode estragar facilmente. 

5. Para beber durante a prova, prefira água.

Levar água para o local de prova em vez dos sucos e refrigerantes. Bebidas açucaradas são de fácil digestão e estimulam a fome. E ficar incomodado porque está com fome bem no finalzinho da prova só vai prejudicar o seu rendimento.

6. Para evitar a pressão baixa.

Quem sofre de pressão baixa costuma ter o problema com mais frequência quando faz calor. Para evitar sentir-se mal por causa disso, tome muita água. A hidratação é muito importante para manter uma boa pressão e evitar que a pessoa passe mal. Alimentos que contenham sal, como alguns tipos de biscoito, também podem ajudar.

7. E quem costuma ter dor de barriga quando está nervoso? 

Isso é muito comum. Quando estiver chegando a prova, evite alimentos que você já sabe que pioram este quadro. Os mais comuns são mamão, leite, ameixa, uva e iogurtes. E opte pelos opostos: maçã, banana maçã, limão, batata… Prevenir é melhor do que remediar!
Coloquem as dicas em prática! Cada detalhe ajuda... E muito! 
Boa sorte!!! <3

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